Não é de hoje que nossos clientes trazem dúvidas sobre panfleto, flyer e folder. Sabendo suas características, é possível evitar erros de criação e produção. Além de evitar transtornos e prejuízos, no conteúdo de hoje poderá conhecer qual é o melhor para sua comunicação.

Folheto ou Panfleto?
Panfleto é utilizado para peças de impressão simples, mas em grandes quantidades. Sua principal vantagem é a tiragem com valores menores, agilidade e facilidade na impressão. Normalmente é utilizado em peças de divulgação em massa com fins de estratégia, geralmente em política ou tema religioso.
Também são comuns em lançamentos de produtos, promoções, divulgação, eventos, feiras e ações de campanhas políticas.

Flyer
Já o flyer é um desenvolvimento da indústria de publicidade moderna, quem buscava anunciar rapidamente seus serviços e produtos, acabava solicitando flyers para impressão. Em um resumo, o flyer nada mais é que a evolução do panfleto.
Podemos observar que eles são mais refinados que os panfletos, também são impressos em grande quantidade, mas a diferença é a gramatura do papel e claro, o trabalho de layout é muito mais elaborado.
Quer um exemplo? Os flyers de empreendimentos imobiliários, marcas de bebidas que trabalham fortemente as imagens, coleções, acabamento diferenciado, tudo voltado para distribuição gratuita em baladas e bares.

Folder
Uma peça que é muito mais refinada que o flyer e o panfleto, o que acaba necessitando de mais tempo de design, mas também tem mais opções criativas para serem exploradas. Normalmente tem 1 dobra, que pode ser considerada em 4 páginas, dobra sanfona ou mesmo carteira, existem inúmeras variações.
Excelente para apresentações corporativas, lançamentos e detalhes de descrições de produtos.

Outras sugestões
Algo interessante ao se observar os flyers, folders e panfletos é a sua gramatura, quem busca mais resistências nessas impressões o mais indicado é a gramatura de 150g. Lembre-se do propósito do uso do material gráfico para saber qual seria o mais indicado.
Se você busca baixo custo em seus folhetos, a gramatura mais indicada é a de 115g, onde são utilizadas as impressoras mais comuns.
Nós da Gráfica Luzane estamos desde 1981 no mercado, realizando impressões com qualidade e também atuando no meio digital. Focada em quem precisa de agilidade, variedade, desempenho e atendimento personalizado.
Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos atualizados do nosso blog. E deixe seu comentário.