Você sabe qual é o tamanho padrão de flyer mais utilizado? Apesar de não haver uma regra definida para a impressão de um flyer, existem alguns tamanhos padrões já estabelecidos no mercado com o intuito de aproveitar o máximo possível do papel que você utilizará.

Entre todos os materiais impressos, o flyer é uma das opções mais procuradas pelas pessoas que desejam divulgar o seu produto ou serviço e em campanhas publicitárias. Seja para anunciar um novo serviço, uma promoção nova e especial, ou apenas reforçar a marca na cabeça dos seus consumidores. Quer entender um pouco mais sobre qual é o tamanho padrão de flyer mais utilizado e como produzi-lo? Então continue lendo esse artigo e descubra.

O que é o flyer e para que serve?

O flyer é um material impresso, pequeno e que se caracteriza por não carregar em si tantas informações. O conteúdo que será disposto no decorrer do seu flyer precisa de objetividade para que o espaço seja devidamente ocupado com aquilo que é relevante para o seu público. É importante trabalhar as informações de forma criativa, e lembre-se que ele é uma forma de propaganda muito fácil de ser segmentada.

Reunimos algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver um flyer com sucesso. Confira!

Faça uma chamada atrativa

A chamada do seu flyer é a oportunidade de prender a atenção do seu leitor com apenas uma frase. Desenvolva algo curto, mas impactante para que o seu público queira continuar com aquele papel em mãos e levá-lo para casa. Você pode – e deve! – trabalhar com fontes legíveis, além de dar destaques com cores que formem uma boa combinação.

Ah, e você pode utilizar um subtítulo para complementar a sua chamada, caso seja necessário.

Utilize imagens

Você concorda que flyers com muito texto podem deixar o leitor entediado e levá-lo a querer jogar o papel fora? Sim, isso acontece! E para evitar que essa situação aconteça com o seu flyer faça uso de alguma imagem, foto ou até mesmo ilustração que represente e converse com o que você está divulgando.

Na internet existem diversos bancos online de imagens – e alguns até gratuitos – para você analisar e identificar aquela imagem que mais se adequa ao seu serviço ou produto. Uma dica legal é, sempre que possível, utilizar fotos da sua empresa ou do seu produto. Assim, o seu flyer ficará menos genérico e vai carregar a sua identidade!

Texto claro e objetivo

Lembre-se: o texto do seu flyer deve ser claro, rápido e objetivo. Com o flyer você está promovendo o seu produto ou serviço ao seu público e, por isso, é preciso ir direto ao ponto, dando informações suficientes para que ele consiga entrar em contato com você. 

A aparência importa!

O conteúdo do seu flyer é muito importante, mas não deixe de dar uma atenção especial para a aparência dele também. Existem alguns cuidados básicos que você pode tomar ao desenvolver o seu flyer:

  • Menos é mais: quanto menos fontes você utilizar, mais fácil fica a leitura. Verifique se o tamanho está legível;
  • Faça uma revisão no texto, assim, você evita erros gramaticais e de digitação;
  • Mantenha o seu layout gráfico simples para que o leitor consiga focar no que realmente importa. Evite usar cores demais: faça uma paleta que combine e não prejudique o olhar de quem está lendo;
  • Sempre que possível, utilize o mesmo layout para outras peças que você irá desenvolver. Assim, o reconhecimento da sua marca pelo público fica mais fácil!

Flyer x Folder: qual a diferença?

Flyer x Folder qual a diferença

Muitas pessoas acham que os flyers e os folders criativos são a mesma coisas e é aí que elas se enganam. Para quem está criando esse tipo de material, é necessário saber a distinção entre os dois.

O flyer, como o próprio nome sugestiona, é feito para “voar”. De acordo com o seu público, o flyer é feito para ser distribuído em qualquer lugar e segmento. Geralmente, os tamanhos de flyers são reduzidos, são impressos em apenas um lado – pode variar de acordo com a necessidade de quem produz – e possuem um baixo custo para serem produzido.

Já o folder é um material caracterizado pelas suas dobras – normalmente possui 1 ou 2 dobrinhas – sendo na vertical ou horizontal e podendo ter objetivos variados.

Mas afinal, qual é o tamanho padrão de flyer mais utilizado?

Sabendo agora das diferenças entre flyer e folder, como desenvolver um bom flyer e qual o objetivo desse material, você deve estar se perguntando qual é o tamanho padrão de flyer mais utilizado, não é mesmo? E aqui você vai conferir quais informações um folder deve conter!

Abaixo, fizemos uma lista com os tamanhos padrão de flyer mais utilizado:

Tamanho 10x15cm

Esse é o tamanho padrão de flyer e também o mais utilizado por estabelecimentos como salões de beleza, pet shops, padarias e outros estabelecimentos de pequeno porte. Normalmente, apenas um lado desse tipo de flyer é impresso. Leia também: Como elaborar um folder informativo.

Ah, o tamanho deste tipo de flyer pode variar entre 8x16cm e 10x16cm.

Tamanho 15×21

Já esse tipo de tamanho de flyer é mais utilizado por empresas um pouco maiores com o intuito de divulgar promoções, pois o tamanho permite adicionar um pouco mais de informação. Geralmente, esse tipo de flyer é impresso em ambos os lados.

Também existe uma variação entre 9x19cm, 13x19cm e 17x20cm.

Tamanho 21x31cm

Esse tipo de tamanho padrão de flyer é utilizado por empresas do segmento industrial em feiras para apresentar produtos específicos. Já não possuem um objetivo de distribuição em grande escala, como os outros. Também são utilizados com impressão em ambos os lados e em um tipo de papel mais resistente. A variação desse tipo de padrão pode variar entre 13x30cm, 18x22cm, 19x23cm e 19x21cm.

Você também pode optar por desenvolver o seu flyer em uma gráfica. Para ter certeza de que o trabalho será bem feito, peça uma amostragem e exemplos antes de fazer o orçamento. Você também pode verificar o portfólio da gráfica. Lembre-se também de quanto maior a quantidade que você imprimir, menor será o custo das unidades.

E aí, quer conhecer um pouco melhor o portfólio da Gráfica Luzane? Nós podemos ajudar você a escolher o melhor layout e personalização que vão deixar o seu flyer perfeito para o seu público!

Conte com a gente nessa!                                               

Agora que você já sabe o tamanho padrão de flyer mais utilizado veja também:  Qual o melhor papel utilizado para impressão de certificados!