Quanto custa um folder? Quando se há a necessidade de desenvolvimento de um material desses, várias perguntas se passam pelas nossas cabeças e a principal delas acaba sendo quanto seria o custo dessa produção. Lembre-se que o valor cobrado pelo desenvolvimento de um folder envolve os valores da criação, do material e da impressão em gráfica.

Uma gráfica pode cobrar conforme a quantidade de peças, acabamentos, tipos de papel, cores e diversos outros fatores para a impressão de folders criativos. Você quer saber um pouco mais sobre quanto custa para fazer um folder? Continue lendo esse artigo e descubra!

Quanto custa a arte de um folder?

Como mencionamos anteriormente, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração ao começar o seu projeto para desenvolver um orçamento para o seu folder. Confira:

Quantidade de peças

Muitas pessoas se esquecem desse fator: quanto maior a quantidade de folders que você for imprimir, menor será o preço cobrado por cada uma das unidades. Em alguns casos, se você imprimir 3000 folders pode ter uma grande diferença no preço unitário e no preço total do lote de todos impressos, assim como na impressão de diplomas.

Gramatura do papel

Quanto maior a gramatura do papel escolhido para o seu folder, mais caro ele sairá. Lembre-se de levar em conta esse fator para evitar o uso de uma gramatura excessiva, além de considerar a necessidade do material que você estará utilizando. Um folder com a gramatura de 150g/m² é suficiente.

Cores do folder

Os folders podem ter 4 cores tanto na frente como no verso. Os que carregam as 4 cores, são os chamados 4×4. Os que carregam impressão apenas na parte da frente, (o que, geralmente, são os folhetos) são chamados de 4×0. Os que possuem a frente colorida e o verso de apenas uma cor, são chamados de 4×1.

Acabamentos

Para os acabamentos, podemos destacar os três tipos mais usados:

  • Faca especial: quando você realiza um formato diferente ao seu folder, algo que represente o formato do seu produto, por exemplo. Isso pode encarecer bastante o seu material.
  • Verniz UV: esse tipo de acabamento dá um belo efeito ao folder, principalmente, em sua capa. Uma leve película de verniz brilhante é adicionada em alguns pontos estratégicos do layout do folder.
  • Laminação fosca: esse tipo de acabamento não é muito caro, dependendo de onde você vai realizar o trabalho.

É preciso dar uma atenção especial para esses fatores pois eles influenciam no custo do seu orçamento.

Você primeiro deve pensar na criação. A criação do seu folder deve ser feita, preferencialmente, por uma agência especializada de propaganda. é preciso saber quais informações um folder deve conter, além disso, existem também opções como estúdio de design ou profissionais freelance de design gráfico. A criação do folder envolve a parte de conceito, diagramação, custo das imagens, ilustrações e textos que vão compor o material.

No uso de imagens é preciso levar em consideração que a grande maioria que está disponível para visualização na internet, nem sempre está disponível gratuitamente para você utilizar em seu material, por isso a importância de como elaborar um folder informativo. Faça o seu orçamento incluindo esse valor destinado para a compra de imagens em bancos de fotos.

Assim, o valor da criação de um folder é determinado pela somatória das horas que serão destinadas para criar e finalizar o trabalho, incluindo tempo extra de retrabalho – se necessário – e alterações solicitadas.

Leia também:

Onde fazer folder?Dicas indispensáveis para elaborar o seu folder

Quanto custa um folder?

O número de dobras e de páginas do seu folder vai influenciar no preço. Quanto maior for a quantidade de trabalho que você designará aos criativos, mais caro ele poderá cobrar. Não existe de fato uma lista de preços os quais serão exatos para você e a demanda destinada aos criadores. Conheça os 4 tipos principais de fornecedores para você entender as vantagens e desvantagens de cada um deles e como isso afetará no preço final do seu folder.

Agências de publicidade

No topo da lista de fornecedores, encontram-se as agências de publicidade. Na maioria, as agências de publicidade e propaganda possuem uma estrutura administrativa maior e também, um número razoável de funcionários. Por outro lado, se você optar levar a sua demanda para alguma agência de publicidade, você não irá se arrepender, pois elas primam pela qualidade.

Profissionais freelancer

Onde fazer folder

Quanto custa um folder?

Alguns profissionais de design que trabalham como freelancer ou são totalmente dedicados ao trabalho autônomo ou trabalham nas agências de publicidade e para garantir uma renda extra, optam por seguir com algumas demandas independentes. Para ganhar a confiança do cliente, os freelancers possuem uma agilidade muito grande e são extremamente dedicados.

Gráficas

A maioria das gráficas são especializadas apenas na impressão dos materiais e não na criação. E aí que está o diferencial da Gráfica Luzane: nós criamos o Studio Luzane.

No Studio Luzane, na nossa Gráfica na Mooca, é bem simples, você informa tudo o que quer no seu folder e nossa equipe de designers monta para você. No entanto, mais do que fazer o que você pede, nós ajudamos a criar um layout incrível e também indicamos as melhores gramaturas, tipos de papéis e personalizações que podem ajudar a deixar o seu folder irresistível para o seu público. Saiba também qual é o tamanho padrão de flyer mais utilizado

E então, vamos fazer um folder juntos? Entre em contato conosco!