Apesar de tudo estar muito digital hoje, o cartão de visita ainda é um material impresso muito valioso, utilizado para criar laços e para facilitar que seus clientes entrem em contato. Principalmente se você for executivo de uma empresa, tiver um negócio local ou fizer parte de uma equipe comercial. Quer saber qual o tamanho ideal para um cartão de visita ou por onde começar?

Vamos tirar suas dúvidas neste texto, além de fornecer muitas dicas para a criação de um cartão de visitas que encante seus clientes. Acompanhe com a gente!

 

Existe tamanho padrão para produzir o cartão de visitas?

No Brasil, existe sim um tamanho que chamaremos de “tradicional”. O padrão brasileiro possui o formato de 90 x 50 mm. Esse tamanho pode variar em outros países, mas é um formato comum, pensado para caber na carteira de quem recebê-lo. Se você tem clientes internacionais, pesquisar o formato padrão da região pode ser algo a se pensar, principalmente em caso de precisar de cartões para uma viagem.

Confira na imagem abaixo a diferença sutil entre o padrão brasileiro e o americano, por exemplo:

Imagem: Heygeek

 

Mas e se eu quiser um modelo de cartão de visita diferente?

Isso é uma ótima notícia! Investir em modelos de cartões de visita diferenciados é um ótimo caminho para chamar ainda mais a atenção do seu cliente e para transmitir inovação e descontração. Considere as possibilidades:

  • Utilizar verniz localizado para destacar seu logotipo, nome ou algum grafismo especial na peça;
  • Escolher uma laminação fosca ou com brilho para que o acabamento do seu cartão fique sofisticado e resistente;
  • Investir na faca especial, um corte diferenciado que pode ser nas bordas de seu cartão, tornando-as arredondadas ou curvas, ou então incluir uma dobra no meio do seu cartão;
  • Buscar um formato diferente, sendo quadrado, redondo, triangular, enfim, muitas possibilidades. 

Independente da escolha, é importante estar atento a alguns pontos: 

Não fuja muito do tamanho ideal do cartão de visita

O seu cartão de visita deve ser pequeno e não ultrapassar as dimensões padrões, adequando-se para caber em bolsos, carteiras ou porta-cartões. Se o tamanho ou formato escolhido for maior ou muito diferente, ele deixará de ser um cartão e se transformará em um flyer. Lembre-se que o propósito do seu cartão de visita é praticidade e que ele forneça suas informações para que o seu cliente entre em contato sempre que precisar.

Considere as informações que estarão no cartão

Os seus dados de contato são os detalhes mais importantes da peça. Ao criar o seu cartão de visita, questione sempre os seguintes pontos:

  • As informações estão bem legíveis?
  • As informações estão corretas?
  • Não há nenhum dado, seja telefone, e-mail ou endereço que pretendo mudar em breve?

Com essas perguntas, com certeza terá um cartão ótimo e evitará gastos futuros com a reimpressão dos cartões por conta de erros.* Você também evitará a perda de contato com um cliente que por algum motivo não possui os seus dados atualizados. 

* Não esqueça de sempre solicitar um teste de impressão para a gráfica que for imprimir as peças.

 

Por onde eu começo a desenvolver o meu cartão?

  1. O primeiro passo é mapear as informações que você precisa colocar no seu cartão. Em alguns casos, o nome e o telefone são suficientes. Mas se você tiver mais de um telefone, ou um negócio com endereço fixo, tudo precisa estar bem descrito. 

 

  1. Depois, considere a funcionalidade do seu cartão: 
  • Você deseja colocar uma imagem mostrando seu trabalho, caso seja um fotógrafo? 
  • Deseja colocar algo que remete à beleza, caso tenha um salão de beleza?
  • Deseja colocar um espaço para preencher manualmente com datas e horas, caso seja um médico ou dentista?

Pense a respeito de como esse cartão pode ser ainda mais útil e valioso para você e seu cliente, isso fará a diferença. 

 

  1. Contrate um bom designer para elaborar o layout do seu cartão ou escolha uma gráfica que forneça esse serviço para lhe auxiliar. Inclusive, existe algo muito bacana na construção de layouts de cartões e outras peças gráficas, chamado Mockup.

    Os mockups são simulações de como a sua peça ficará depois de impressa, para uma visualização mais clara. Aqui na Gráfica Luzane, por exemplo, o nosso Studio Luzane é responsável pela criação dos layouts de nossos clientes, fornecendo mockups, inclusive de cartões de visita, para auxiliar na melhor escolha.  

 

  1. Pesquise ideias na internet! Existem muitas referências incríveis para você inovar. Olha só alguns cartões de visita que já fizemos por aqui:

Se você quer conferir mais ideias incríveis e saber como funciona o nosso Studio Luzane e a impressão de cartões de visita, acesse o nosso site e peça seu orçamento: acesse aqui