Apesar de tudo estar muito digital hoje, o cartão de visita ainda é um material impresso muito valioso, utilizado para criar laços e para facilitar que seus clientes entrem em contato. Principalmente se você for executivo de uma empresa, tiver um negócio local ou fizer parte de uma equipe comercial. Quer saber qual o tamanho ideal para um cartão de visita ou por onde começar?
Vamos tirar suas dúvidas neste texto, além de fornecer muitas dicas para a criação de um cartão de visitas que encante seus clientes. Acompanhe com a gente!
Existe tamanho padrão para produzir o cartão de visitas?
No Brasil, existe sim um tamanho que chamaremos de “tradicional”. O padrão brasileiro possui o formato de 90 x 50 mm. Esse tamanho pode variar em outros países, mas é um formato comum, pensado para caber na carteira de quem recebê-lo. Se você tem clientes internacionais, pesquisar o formato padrão da região pode ser algo a se pensar, principalmente em caso de precisar de cartões para uma viagem.
Confira na imagem abaixo a diferença sutil entre o padrão brasileiro e o americano, por exemplo:
Imagem: Heygeek
Mas e se eu quiser um modelo de cartão de visita diferente?
Isso é uma ótima notícia! Investir em modelos de cartões de visita diferenciados é um ótimo caminho para chamar ainda mais a atenção do seu cliente e para transmitir inovação e descontração. Considere as possibilidades:
- Utilizar verniz localizado para destacar seu logotipo, nome ou algum grafismo especial na peça;
- Escolher uma laminação fosca ou com brilho para que o acabamento do seu cartão fique sofisticado e resistente;
- Investir na faca especial, um corte diferenciado que pode ser nas bordas de seu cartão, tornando-as arredondadas ou curvas, ou então incluir uma dobra no meio do seu cartão;
- Buscar um formato diferente, sendo quadrado, redondo, triangular, enfim, muitas possibilidades.
Independente da escolha, é importante estar atento a alguns pontos:
Não fuja muito do tamanho ideal do cartão de visita
O seu cartão de visita deve ser pequeno e não ultrapassar as dimensões padrões, adequando-se para caber em bolsos, carteiras ou porta-cartões. Se o tamanho ou formato escolhido for maior ou muito diferente, ele deixará de ser um cartão e se transformará em um flyer. Lembre-se que o propósito do seu cartão de visita é praticidade e que ele forneça suas informações para que o seu cliente entre em contato sempre que precisar.
Considere as informações que estarão no cartão
Os seus dados de contato são os detalhes mais importantes da peça. Ao criar o seu cartão de visita, questione sempre os seguintes pontos:
- As informações estão bem legíveis?
- As informações estão corretas?
- Não há nenhum dado, seja telefone, e-mail ou endereço que pretendo mudar em breve?
Com essas perguntas, com certeza terá um cartão ótimo e evitará gastos futuros com a reimpressão dos cartões por conta de erros.* Você também evitará a perda de contato com um cliente que por algum motivo não possui os seus dados atualizados.
* Não esqueça de sempre solicitar um teste de impressão para a gráfica que for imprimir as peças.
Por onde eu começo a desenvolver o meu cartão?
- O primeiro passo é mapear as informações que você precisa colocar no seu cartão. Em alguns casos, o nome e o telefone são suficientes. Mas se você tiver mais de um telefone, ou um negócio com endereço fixo, tudo precisa estar bem descrito.
- Depois, considere a funcionalidade do seu cartão:
- Você deseja colocar uma imagem mostrando seu trabalho, caso seja um fotógrafo?
- Deseja colocar algo que remete à beleza, caso tenha um salão de beleza?
- Deseja colocar um espaço para preencher manualmente com datas e horas, caso seja um médico ou dentista?
Pense a respeito de como esse cartão pode ser ainda mais útil e valioso para você e seu cliente, isso fará a diferença.
- Contrate um bom designer para elaborar o layout do seu cartão ou escolha uma gráfica que forneça esse serviço para lhe auxiliar. Inclusive, existe algo muito bacana na construção de layouts de cartões e outras peças gráficas, chamado Mockup.
Os mockups são simulações de como a sua peça ficará depois de impressa, para uma visualização mais clara. Aqui na Gráfica Luzane, por exemplo, o nosso Studio Luzane é responsável pela criação dos layouts de nossos clientes, fornecendo mockups, inclusive de cartões de visita, para auxiliar na melhor escolha.
- Pesquise ideias na internet! Existem muitas referências incríveis para você inovar. Olha só alguns cartões de visita que já fizemos por aqui:
Se você quer conferir mais ideias incríveis e saber como funciona o nosso Studio Luzane e a impressão de cartões de visita, acesse o nosso site e peça seu orçamento: acesse aqui.