Os adesivos personalizados são um dos tipos de peças gráficas mais versáteis para a divulgação do seu negócio. Eles podem ser utilizados para etiquetar e rotular produtos, personalizar objetos ou ambientes, fechar pacotes de entrega ou de brindes, informar promoções e diversos outros usos. Sem contar que por serem autocolantes, os adesivos personalizados podem ser colocados em qualquer superfície como mesas, pacotes, produtos, portas e muito mais. É o tipo de peça na qual sua criatividade pode voar!

 

Contudo, é preciso prestar atenção ao tipo de adesivo que você fará na gráfica, o material utilizado, a durabilidade e o custo-benefício. Dependendo da superfície em que você pretende colocá-lo, será preciso um tipo de adesivo de qualidade superior. Vamos compartilhar neste post os tipos de materiais que podem ser usados para ajudar você a escolher o mais adequado para o seu objetivo.

 

O papel adesivo

Para confeccionar adesivos em gráficas com um bom custo-benefício, é preciso utilizar o papel adesivo. Ele tem como principal característica uma fita adesiva que permite que ele seja colado em diversas superfícies diferentes. Diversos tipos de papéis também têm uma versão adesiva, possibilitando diversificar o aspecto final do seu adesivo personalizado.

 

Um papel adesivo tem três partes: a frente, onde ficam as informações e design do adesivo em si, geralmente coberto com um acabamento fosco ou brilhante, impresso em cores ou em preto e branco; o material adesivo em si que permite que a peça grude na superfície; e a película protetora, retirada no momento de aplicação do adesivo.

 

Conheça os tipos de materiais para imprimir adesivos personalizados

Não existe um tipo ideal de material usado na impressão para todo e qualquer adesivo, mas existem diferentes possibilidades. Entre os que mais se destacam estão os tipos de vinil, adesivo de papel ou de papel fotográfico.

 

Vamos conhecer as particularidades de cada um?

 

Adesivos personalizados de vinil

Esse modelo de adesivo é mais resistente e maleável, pois é feito de um tipo de plástico, o PVC. Ele é muito procurado para ser utilizado em superfícies que entrarão em contato com o ambiente externo, com chuva, com diferentes temperaturas e até com o pó do ar livre, pois ele é resistente à umidade. Por isso, suas aplicações mais comuns são em vidros, vitrines, veículos e paredes.

 

Já a maleabilidade faz com que o adesivo personalizado seja manuseado diversas vezes sem que estrague ou rasgue, tornando-o ideal para aqueles casos de aplicações que levarão mais tempo, como em paredes e vitrines.

 

São oferecidos em diversas cores e texturas, nem sempre com impressões, como nos casos em que serão utilizados como recortes para decorar paredes.

 

Que tal conhecermos alguns tipos de vinis disponíveis para adesivos personalizados de gráficas?

 

Vinil fosco ou com brilho: conhecido pela alta durabilidade, chegando a até três anos de duração, se não for exposto a variáveis climáticas. É indicado para personalizar ou decorar ambientes e para contenção de luz, podendo ser aplicado em superfícies com curvas acentuadas e texturas leves.

 

Vinil transparente: também oferece alta durabilidade e flexibilidade, além de opções de personalização, mas como mantém a transparência, é indicado para superfícies como vidros, vitrines e decorações em feiras e eventos.

 

Vinil metalizado: esse material reproduz os efeitos de substratos metálicos, oferecendo resultados bem diferentes nos adesivos de gráfica. Indicado para uso interno por ter menor  durabilidade, cerca de um ano.

 

Vinil eletrostático: fixado através da estática no vidro ou em superfícies pintadas, sem necessidade do uso de cola.

 

Adesivos personalizados de papel

 

Os adesivos personalizados mais comuns são feitos em papel, nas suas versões fosca (sulfite), reciclada ou glossy (brilhante). O último é um dos mais utilizados para adesivos de lembrancinhas, rótulos e tags, por ser mais forte. Porém, continua sendo de papel e não tem a resistência necessária para embalagens que serão lavadas, por exemplo, pois o papel amolece.

Adesivos de papel são mais recomendados para aplicações internas e em pequenos itens.  Ele pode enrugar com a umidade e se for necessária a remoção, deixará mais resíduos na superfície do que o adesivo de vinil.

Mas então, já que o adesivo personalizado de papel tem uma qualidade inferior, não posso escolhê-lo? Não é bem isso. Imagine que você precise de adesivos para fechar embalagens que serão abertas depois. Muitas vezes um adesivo que rasga facilmente pode ser mais prático, mas deixa de entregar a beleza e qualidade no design.

Adesivos personalizados de papel fotográfico

Geralmente utilizados nos adesivos para chão, utiliza-se este material por ser mais resistente em locais internos com muito atrito como shoppings, supermercados, estações de metrô, lojas e afins. Mas ele deve ser aplicado em superfícies lisas para que a cola fixe o suficiente sobre o local.