Mesmo com o aumento das divulgações pela internet, os flyers ainda são materiais muito utilizados para estratégias de comunicação cara a cara, como a participação em uma feira de negócios, por exemplo. Para garantir que o contato no evento tenha o efeito esperado, o flyer pode ser uma ótima opção para que o possível cliente leve com ele as informações mais importantes sobre sua empresa naquele momento.

 

Mas você sabe quais são as dimensões para um flyer? Vamos te mostrar agora as principais e as mais comuns. Na hora de decidir, lembre-se de que o tamanho do flyer irá depender do seu objetivo com esse material.

 

Antes de aprendermos os tamanhos propriamente ditos, vamos relembrar o que é um flyer e para que ele serve.

 

O que é um flyer?

O flyer, também chamado de folheto, é um folha simples, com um tamanho mais prático de carregar e fácil para ser guardado em uma mochila, na bolsa ou em uma sacola. Nele, são organizadas as informações sobre a empresa, produtos e serviços. Eles também podem divulgar um evento específico, um produto especial ou uma promoção, por exemplo. Aí vai da sua criatividade!

 

O flyer é uma ótima forma de colocar nas mãos de um potencial cliente a forma como você pode resolver o possível problema dele com o seu negócio.

 

O flyer é um produto de impressão que evoluiu do folder, a partir do momento que impressões mais sofisticadas e de qualidade superior foram sendo possíveis. O nome, traduzido do inglês, significa algo que voa, o que caracteriza um dos objetivos desse material: ser distribuído rapidamente, carregando uma mensagem direta e sem excesso de informações, disseminando rapidamente a mensagem.

 

Conheça os tipos de flyer e seus usos

O flyer pode ser usado para diversos objetivos, mas deve ter um design que chame a atenção do público-alvo, com cores destacadas e atraentes. Geralmente são produzidos em formato A5, A6 e A7, em gramaturas maiores, mas podem variar, como veremos adiante.

Alguns tipos comuns de usos são:

    • Divulgação de promoções: como o flyer contém poucas informações, é ideal para destacar a promoção por um curto período de tempo e ser divulgado com rapidez, ou até mesmo utilizar o flyer para distribuir cupons de desconto;
    • Divulgação institucional: ótimo para reforçar os pontos essenciais da empresa, destacando o seu posicionamento e as vantagens que o público terá em ser seu cliente;
    • Causas beneficentes: pode ser uma opção prática para expor uma causa, seja de ONG’s ou de alguma ação que busque arrecadar doações;

 

  • Divulgação de novidades: uma ótima opção para divulgar produtos novos, por exemplo, em um local onde já sejam vendidos produtos antigos;
  • Flyer para divulgar campanhas: um bom exemplo são as campanhas de saúde, onde são colocados dados de contextualização, dicas e contatos;

 

Descubra as dimensões mais comuns para um flyer

Agora que você já sabe as possibilidades de onde utilizar flyers, vamos compartilhar as dimensões apropriadas para confeccioná-lo. Ao decidir qual o melhor tamanho da sua peça, leve em consideração questões como quanto você pretende chamar a atenção, em quanto tempo, quantidade de informações e o orçamento disponível. Depois de avaliar tudo isso, temos certeza que você escolherá o melhor tipo para a ocasião.

 

Você pode estar se perguntando: existe dimensão ideal para um flyer? A resposta é: não! Existem tamanhos padrões nas gráficas, porém, use a sua criatividade e também as respostas às questões anteriores, definindo o tamanho ideal para o seu caso.

 

Para ajudar na sua decisão, compartilhamos as dimensões para flyer mais comuns.

Tamanho 10x15cm

Esse é o tamanho padrão de flyer, igual ao de uma fotografia comum ou ¼ e uma folha A4, como mostrado na imagem abaixo. Ele é o mais utilizado por estabelecimentos como salões de beleza, pet shops, padarias e outros negócios de pequeno porte. Normalmente, apenas um lado desse tipo de flyer é impresso. Usado para divulgações em geral, convites a eventos, apresentação de um novo produto ou promoções pontuais. Leia também: Como elaborar um folder informativo.

Variações: 8x16cm e 10x16cm.

Tamanho 10×21

Esse tamanho representa ⅓ da folha A4 e é também conhecido como Filipeta. Utilizado por empresas um pouco maiores, com o intuito de divulgar promoções, pois o tamanho permite adicionar um pouco mais de informação. É impresso em ambos os lados.

Variações: 9x19cm, 13x19cm e 17x20cm.

Tamanho 21x30cm

Tamanho de uma folha A4 de escritório. Esse tipo de dimensão para flyer é utilizado por empresas do segmento industrial em feiras para apresentar produtos específicos. Como não precisam de distribuição em grande escala, podem ser produzidos em menor número porém em tamanho maior. Com isso, é possível aprofundar mais as informações contidas nele, por exemplo em cardápios para restaurantes. Também são utilizados com impressão em ambos os lados e em um tipo de papel mais resistente.

Variações: 13x30cm, 18x22cm, 19x23cm e 19x21cm.

Caso você precise de um tamanho superior a esses, geralmente são feitos com dobras, impressos frente e verso e já passam a ser chamados de folders.

 

Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece as dimensões para flyer mais comuns e recebeu algumas dicas de usos, conte com uma gráfica que é referência no mercado para fazer o seu.

Presente no mercado desde 1981, a Gráfica Luzane conta com um parque industrial completo e altamente tecnológico, capaz de suprir todas as necessidades gráficas de sua empresa. Oferecemos também um estúdio gráfico próprio para criar e desenvolver o seu catálogo e demais peças. Fale com a gente e conheça mais o nosso trabalho!