Você sabe quais informações que um folder deve conter? Os folders são uma maneira muito eficiente de se anunciar, porém, assim como para o seu layout, é necessário dar uma atenção especial para a mensagem que você quer passar para conseguir prender rapidamente a atenção do seu público.

Os folders conseguem armazenar mais informações em comparação aos flyers, por serem maiores. Mas não se deixe enganar pelo tamanho e pelas dobras: é preciso saber exatamente o que você quer informar ao público de forma concisa e objetiva. Então, se você chegou até aqui para saber quais informações um folder deve conter para se destacar entre as demais opções, continue lendo este artigo e confira!

Quais as partes de um folder?

O folder é um material que as empresas usam para informar algo aos seus clientes no formato impresso. O termo vem do inglês “to fold” que significa dobrar e esse é o seu grande diferencial. As dobras do material podem ser feitas tanto na vertical quanto na horizontal e isso permite maior liberdade criativa na hora de desenvolver o seu material.

Então, tenha em mente algumas vantagens que o material proporciona:

  • Possui um grande potencial de comunicação;
  • Você ganha espaço para divulgar o seu produto de uma forma mais detalhada, visto que a quantidade de informações que ele consegue armazenar é maior;
  • Permite maior liberdade criativa para você tornar o material único e original.

As partes que não podem faltar no seu folder são:

  • Capa
  • Apresentação da empresa
  • Informações sobre produtos e serviços
  • Contatos

Leia também:

Quais informações um folder deve conter?

Quais as partes de um folder

Um folder geralmente é composto por 4 partes distintas e você deve dispor as informações seguindo uma ordem para mantê-lo organizado. Quer saber como? Então, confira algumas informações que você pode colocar nas partes do seu folder:

O que colocar na capa?

Na estrutura da capa do folder que você vai desenvolver lembre-se de colocar uma chamada atrativa. Ela deve ser uma frase poderosa e de impacto para o seu público para prendê-lo ao que você vai informar, logo de primeira. Você também pode colocar algumas informações essenciais e que costumam ser de grande importância para o público.

Construa um subtítulo e use imagens que represente o que será divulgado. Lembre-se que estamos apenas na capa, então, não exagere nas informações. Ainda temos algumas dobras para aproveitar!

Sobre a empresa

Nesta parte da estrutura do folder, você tem a oportunidade de apresentar a sua empresa e alguns conceitos dela para o público. Você também pode usar essa dobra do seu folder para colocar alguns diferenciais que o seu produto ou serviço possui.

Produtos e serviços

A aba destinada para as informações sobre o seu produto e serviços, geralmente, fica na parte interna do folder. Lembre-se de respeitar a hierarquia de leitura – da esquerda para a direita – e deixar algumas áreas de respiro, desta forma, a disposição de informações sobre o seu produto fica mais organizada e o público terá mais vontade de continuar lendo o seu material.

Sempre que possível, faça subdivisões do seu conteúdo, respeitando as dobras. Use fotos, desenhos, gráficos ou até mesmo ilustrações que possam facilitar o entendimento das informações. Ah, e se você tiver algum cliente ou fornecedor destaque e que possam ser associados à sua marca, destine uma aba do seu folder para apresentá-los e adicionar testemunhos. Isso agregará valor ao seu material!

Lembre-se de adicionar os contatos!

A última parte da estrutura do seu folder deve conter as informações as quais fazem com que o seu público consiga entrar em contato com a sua empresa. Essa informação pode ser um número de telefone, e-mails e até mesmo as redes sociais. Confira uma pequena lista de quais informações um folder deve conter em sua parte final:

  • Marca: lembre-se de usar o seu logo para que o público consiga se lembrar da carinha da sua empresa
  • Endereço completo
  • Endereço do seu site
  • Telefones – ativos! –  para contato
  • E-mail

Nesta parte do seu folder também é válido destacar certificações e prêmios que deram destaque para a sua empresa.

Dicas indispensáveis para elaborar o seu folder

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver um folder com as informações necessárias e que despertarão o interesse do seu público.

Seja objetivo, mas sem superficialidade!

Apesar da capacidade de conter muita informação, o folder deve ser objetivo e sem excessos de texto. Seja claro ao definir suas especialidades e produtos. Mas, lembre-se que a pessoa que se interessou em pegar o seu material precisa entender o porquê de escolher a sua empresa e não a de um concorrente.

Então, não seja superficial na hora das descrições do seu produto. Defina o que é importante e que terá maior relevância para o seu público e assim, você conseguirá o destaque que procura ter para persuadi-lo a contatar a sua empresa.

Dicas indispensáveis para elaborar o seu folder

Organize as informações e use títulos atrativos!

Uma forma de organizar melhor a disposição das informações do seu folder é usando tópicos, caixas de texto e infográficos. Assim, você consegue uma melhor organização e as informações ficam mais legíveis. Ah, e os títulos do seu folder também possuem grande influência sobre o seu público. É preciso utilizar algo interessante e que seja pertinente ao seu negócio.

Conheça o seu público e se coloque no lugar dele

Conhecer o seu público é essencial, assim, você consegue manter a mensagem do seu folder de acordo com os tipos de clientes que você deseja atingir. E, uma forma bacana de entender mais sobre a mente dele, é se imaginar no lugar do cliente. Imagine os tipos de informações que você, como um cliente, gostaria de saber sobre a empresa. Seja direto e prático!

Tire o máximo proveito que o formato do folder oferece!

As estruturas do folder permitem que você conduza o olhar do seu público diante o conteúdo. Que tal tirar o máximo proveito disso? Faça uso de elementos que possam diversificar a composição do seu folder, como formas geométricas e linhas. Evite que o seu texto repita algum detalhe que já foi dito em imagens ou ilustrações. Foque naqueles conceitos que vão agregar valor para a sua mensagem!

Acredite: desenvolver e saber quais informações um folder deve conter não é difícil. Mas, se você precisar de uma ajudinha para criar um material elegante, bonito e que vai tirar o fôlego do seu público, conte conosco da Gráfica Luzane – Gráfica na Mooca, para realizar essa tarefa!

E se você gostou deste conteúdo, confira também: