Você já ouviu falar sobre a psicologia das cores?

Pode até parecer conversa, mas a psicologia das cores é um estudo real que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, definindo os efeitos das cores sobre os sentimentos e atitudes. 

O mais interessante de conhecer a psicologia das cores é utilizar os tons certos para tornar a sua marca e produtos ainda mais atrativos. Sabendo o que cada cor representa, você pode dar presentes mais bonitos, criar logotipos interessantes, embalagens chamativas e anúncios vendedores, além de evitar o despertar sentimentos e emoções negativas.

Como utilizar a psicologia das cores?

Segundo dados coletados pelo Neil Patel, do Quick Sprout, a cor representa 85% da razão pela qual você compra um produto específico. Apesar de ser um grande responsável pelas decisões de compra e consumo, a escolha das cores ainda é pouco considerada pelos designers e empresas ao criar peças, produtos ou materiais de identidade visual.

Para você entender bem, vamos dar um exemplo. A psicologia da cor azul, sempre muito utilizada em hospitais ou empresas tecnológicas, pode remeter a sentimentos como dor, melancolia, serenidade, seriedade ou distanciamento e reflexão. 

Já a psicologia da cor amarela remete à serenidade, alegria ou êxtase, sendo muito utilizada em ambientes de festa ou diversão, além de produtos alimentícios. Também remete à riqueza em tons metalizados, trazendo sofisticação. 

Veja esse esquema abaixo, feito pela empresa CopyPress, ilustrando os diversos sentimentos trazidos pelas cores:

Esquema de personalidades a partir da psicologia das cores 

 

Vamos listar alguns significados das cores:

Laranja: 

Quente e jovem, transmite entusiasmo e criatividade. Torna a comunicação amigável e dependendo do tom pode remeter à sensualidade e bom gosto.

 

Vermelho: 

Cor intensa, associada a energia, romantismo, paixão e também agressividade. Transmite grande impacto visual, força, confiança e excitação. Estimula o senso de alerta e urgência.

 

Violeta:

Associada ao mistério. Os tons mais fechados e escuros transmitem feminilidade e sofisticação, enquanto as tonalidades que se aproximam do lilás são mais infantis e alegres. 

 

Verde:

Refrescância, tranquilidade, renovação, saúde e naturalidade são as principais sensações ativadas pelo verde. Em seus tons mais escuros, a cor é percebida como símbolo de riqueza, solidez e sorte. O verde costuma transmitir equilíbrio em um momento de decisão.

Fonte: Semrush

 

Psicologia das cores no marketing

A psicologia das cores é essencial para o marketing. Inspirando-se nas tendências como “a cor do ano”, estilos de fotografia ou na colorimetria, desde que estejam alinhados à identidade da marca, você pode inovar em seus lançamentos e anúncios. 

Ou então, baseando-se nas teorias da Gestalt, é possível alterar a percepção do público.  A Gestalt é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas. No design, a teoria ajuda a transmitir sensações como unidade, continuidade, proximidade e fechamento, por exemplo. As cores podem ser utilizadas para fortalecer esses princípios. Você pode conferir detalhadamente aqui.

Mas o mais importante: ao criar um anúncio, uma nova embalagem, um cartão de visita, logotipo ou site, escolha paletas de cores harmônicas, combinando cores que transmitam os valores do que você oferece. 

Um ótimo guia para escolher e associar tons é o círculo cromático que combina as 12 cores primárias, secundárias e terciárias, em esquemas que reforçam a harmonia e o destaque:

um esquema de cores que fala todas as cores primarias secundarias e complementares

Fonte: Rock Content

Há muito material aprofundado sobre a psicologia das cores que trazem detalhes sobre como foram conduzidos todos os estudos científicos para entender a influência dos tons nos sentimentos e decisões humanas. Vale a pena estudar, caso você tenha interesse.

Use sempre as cores a seu favor!

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