O que é impressão offset e como funciona?

Principais diferenças entre impressão offset e digital

Eventualmente, você ouvirá sobre as principais diferenças entre impressões offset e digital. Quem tem o costume de trabalhar com peças gráficas se depara com essa discussão em algum momento e por isso, é importante ter em mente quais são essas principais diferenças e o que elas alteram na hora da impressão do seu material gráfico.

Além disso, estar a par desses diferenciais característicos de cada impressão vai ajudar você a entregar um material de qualidade e alinhado com o projeto que está sendo desenvolvido.  Se você quer saber um pouco mais sobre a impressão digital e o offset, este artigo é para você. Continue lendo e confira!

Impressão Offset ou Impressão Digital

Durante o desenvolvimento de um projeto gráfico é preciso dar uma atenção especial à qualidade de impressão que o seu layout vai levar. Assim, você terá a garantia de que ele será valorizado e apreciado da maneira que foi esperada no início do processo. Lembre-se que além disso, também é preciso levar em consideração o tipo de papel, cores e o acabamento final.

Impressão Offset

A impressão Offset é o tipo de impressão mais antiga. Ela consiste na utilização de cilindros metálicos, o primeiro sendo umedecido por água e recebe uma tinta de consistência oleosa e desta forma, ambos os elementos são misturados.

Esse tipo de impressão é mais favorável para a impressão em grande quantidade. Essa impressão não possui intervenção humana: o papel corre pela máquina. Porém, durante todo o processo, a máquina necessita de alguns ajustes (na quantidade de tinta e água, por exemplo).

Impressão Digital

A tecnologia chega e aprimora todos os setores. Com as impressões, isso não foi diferente. As novas impressoras digitais funcionam de forma diferente e possuem outro tipo de qualidade.

Dentre as principais características desse tipo de impressão, as que se diferem da impressão offset, você verá que o processo de impressão é mais direto.  Você envia a imagem de um meio digital diretamente para a impressora. A tinta já é misturada antes mesmo de passar para o papel. Um exemplo, são as impressoras que temos em casa.

Quais as vantagens de cada uma delas?

O que é impressão offset e como funciona?

Mas afinal, qual você deve escolher para dar continuidade ao seu projeto? Para fazer a sua escolha, você precisa analisar alguns fatores e particularidades do seu projeto em questão.

Cada um dos tipos de sistema de impressão oferece vantagens diferentes e são altamente indicadas para cada determinada demanda. Entenda as vantagens e as desvantagens para saber como escolher:

As vantagens da impressão Offset

As impressões offset tem dois tipos de custo: um fixo e um variável. O custo fixo, se refere ao maquinário que será utilizado para a realização desse tipo de impressão. Além disso, o custo das chapas, fotolitos e gravação também entram nesse custo. Esses gastos acontecem a cada nova impressão, logo, é o custo fixo.

O custo variável se refere à tiragem, ou seja, a quantidade de material que será impresso naquela demanda. Uma vantagem é que o custo variável da impressão offset é menor do que o custo variável da impressão digital. Para tiragens maiores, a impressão offset é a mais indicada.

Além disso, a impressão offset tem alta velocidade em sua impressão, porém, é preciso colocar na balança o tempo que é gasto preparando o maquinário. Na impressão offset você também consegue trabalhar melhor com outros tipos de materiais e gramaturas.

As vantagens da impressão digital

Diferentemente da impressão offset, a impressão digital não possui o custo fixo, apenas o variável. Desta forma, ela é a mais indicada para as pequenas tiragens uma vez que o gasto para imprimir não será tão alto. Além disso, como não exige um preparo anterior, você ganha mais tempo nas impressões.

Agora que você viu as principais diferenças entre a impressão offset e digital, que tal confiar o seu projeto gráfico em uma Gráfica na região da Mooca? Nós da Gráfica Luzane temos tradição e qualidade como principal objetivo!

Gostou desse conteúdo? Confira também:

3 Melhores Gráficas em São Paulo