Todo mundo fala que o melhor papel utilizado para impressão de certificados e diplomas é o vergê. Vamos confirmar isso?

É claro que tudo depende da qualidade da impressão que você quer, qual o tipo de diploma ou certificado que você vai imprimir. Por exemplo, é comum em cursos simples e de curta duração usar um papel com uma gramatura um pouco mais dura que o sulfite, quase uma cartolina.

Mas se é para uma graduação, por exemplo, então o papel utilizado para impressão de diploma é totalmente diferente. Existe até mesmo a opção de imprimir em pergaminho. Porém, a prática, por utilizar peles de animais e ser mais cara, vem sendo ignorada por estudantes.

Além disso, para determinar o papel utilizado para impressão de certificados deve levar em conta se vai ter alguma cor ou aplicação especial, por exemplo o uso do dourado. Nem todos os tipos de papéis aceitam bem na hora da impressão.

Um que sempre acaba agradando na hora de imprimir certificados e diplomas é o papel vergê. Mas por quê? Vamos explicar a versatilidade desse papel:

O que é o papel vergê?

O papel vergê é um pouco mais duro que o papel sulfite, porém ainda mais fino e maleável que a cartolina. Ele possui uma superfície com textura em alto relevo e levemente rugosa em linhas retas.

Essa textura do papel vergê é um dos seus maiores atrativos, porque o deixa bem macio ao toque. Porém, a textura, mesmo sendo seu maior destaque, diminui um pouco a qualidade da impressão para imagens. O papel vergê ainda possui uma boa variedade de gramatura, indo do 80 a 180 g/m², mais ou menos.

O papel utilizado para impressão de certificados e diplomas vai variar muito de para qual curso ou atividade ele será utilizado para reconhecer os esforços dos alunos e participantes; assim como de quanto você quer investir em impressão e custo com papéis.

Por isso, o vergê também é uma opção mais popular como um dos melhores papéis gráficos, porque combina qualidade, sofisticação e boa impressão a um custo acessível.

Mas, é claro que, se você preferir, existem outros tipos de papéis para impressão. Olha só:

Tipos de papéis para impressão

Tipos de papéis para impressão

Existem vários tipos, mas os melhores papéis gráficos serão aqueles que se adequem ao o que você precisa. Por isso, vamos listar alguns que também podem ser uma opção viável para imprimir certificados e diplomas.

  • Papel offset: absorve mais tinta que outros tipos de papéis por ser macroporoso, mas é mais resistente à ação da umidade e com várias opções de gramatura;
  • Papel couchê: reconhecido pelo seu brilho em um ou ambos os lados, o couchê é liso e deixa as cores mais vivas e fortes. Também conta com uma grande variedade de gramatura e, por isso, é muito usado em diplomas com imagens.
  • Papel couchê matte: igual o couchê, mas com a diferença de que é fosco e nenhum lado possui brilho.
  • Papel reciclado: uma excelente opção para demonstrar sua preocupação com o ambiente.

O papel utilizado para impressão de certificados varia muito e realmente vai depender de qual a ocasião, qual a solenidade, a arte do seu diploma e ainda qual a qualidade de impressão que você precisa.

Por isso, se você não entende muito e não sabe qual o melhor papel para imprimir diplomas ou certificados é bom contar com uma gráfica para ajudar a tirar suas dúvidas. Quem sabe até ajudar você a fazer toda a diagramação e arte do seu diploma.

Aliás, aqui na Gráfica Luzane, gráfica na Mooca, temos papéis especiais para a impressão de diplomas e certificados. Como eles são bem mais diferenciados e exclusivos, o orçamento é só sob consulta. Fale com a gente e conheça nossas opções.

Onde fazer grandes impressões de certificados e diplomas

Onde fazer grandes impressões de certificados e diplomas?

Existem gráficas que oferecem esse tipo de serviço, a criação gráfica de artes para impressão e também já ajudam a indicar qual o melhor papel e também se algum detalhe especial que você queira colocar pode ser feito ou não.

O seu projeto pode ficar ainda melhor com a opinião de quem mexe com isso o tempo todo e tem experiência na área. Mas, se você prefere imprimir em impressoras comuns só é bom tomar cuidado com as configurações da sua impressora.

Algumas impressoras não conseguem imprimir em papéis com gramaturas muito alta, o que pode até estragar a sua máquina. Para isso, é preciso que você verifique nas configurações de impressão se a ela está preparada para o tipo de papel que você quer usar.

Mesmo que seja uma quantidade pequena, a impressão em uma gráfica ainda é a melhor solução, tanto pela consultoria para ajudar você a escolher o melhor papel, tratamento e cores, quanto para garantir a qualidade da sua impressão, serviços gráficos para papelaria, serviço gráficos para editorial.

Diplomas e certificados são para sempre, então invista na melhor impressão para garantir a durabilidade deles.

Gostou desse conteúdo? Confira também: