Quem nunca ouviu falar sobre papel A4, A5 ou A6 e ficou confuso com tantos termos para papéis? Mas sabendo identificar quais os formatos de papel que precisa para seu projeto gráfico, facilita e muito o seu pedido. Por isso, no conteúdo de hoje vamos explicar os tamanhos e para que serve cada produto. Vamos lá?

Quais são os formatos de papel?

Podemos classificá-los conforme sua textura, tamanho, gramatura e cor. Vamos mostrar os mais usados por empresas e pelo público em geral.
Com referência no ISO 216, a Série A de papéis como é conhecida se baseia na razão v2 que parte do tamanho de papel A0 com medidas de 1189x841mm, quando a dobramos no meio temos a medida do papel A1 com 841x594mm.
Dobramos cada vez mais e assim vai se formando os demais formatos, até chegar em A10 com medida de 37x26mm.

Papel A0

Conhecido como o maior tamanho, tem medidas de 841x1189mm e também possui formatos de papel com variações raras conhecidos como 2A0 e 4A0.
Ele é ideal para a escolha de confecção de banners, cartazes e outros tipos de materiais impressos que merecem grande destaque, como outdoors, por exemplo. Mas na grande maioria, as impressões múltiplas são feitas em folhas duplas A1.

Papel A1

Este formato é o maior formato de papel encontrado em gráficas, com medidas de 594x841mm. É utilizado para impressão de cartazes, banners e outros tipos de materiais de divulgação.
Também pode ser usado como chapa para impressão, visto que comporta mais folhas para impressão, aumentando a produtividade e ritmo de trabalho. Ou seja, em formatos de papel o A1 comporta 1 folha A2, A3, A4 e 2 A5.

Papel A2

Já ele possui medidas de 420x594mm, ou seja, a metade de uma folha A1. Muito utilizado para impressões de materiais em grande escala. Devido ao tamanho, o resultado acaba sendo de boa qualidade, sem precisar dividi-la

Papel A3

Com medidas de 297×420, muito comum em gráficas. Excelente escolha para materiais de impressão como certificados, quadros, diplomas e outros elementos de divulgação.

Papel A4

Um dos formatos de papel mais conhecido e usado em todas as gráficas, inclusive é o que você mais conhece como o Sulfite. Possui medidas de 297x210mm, nem muito pequenas ou muito grandes.
Muito utilizado em impressão tradicional para cartazes, catálogos, folders, revistas e flyers.

Papel A5

Possui medidas de 210x148mm, menor que o famoso A4. Utilizado em materiais menores, como bloco de notas e convites. Também é possível confeccionar folders e flyers com ele.

Papel A6

Ideal para ser usado para bloco de notas, crachás e tags. Possuindo medidas de 148x105mm, devido ao seu tamanho pequeno permite rápida identificação de informações e sem ocupar muito espaço.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos atualizados do nosso blog. E deixe seu comentário.