Diplomas e Certificados são peças muito esperadas e valorizadas, que devem sempre contar com beleza e durabilidade. Alguns detalhes são muito importantes na produção dessas peças. Afinal, uma conquista tão grande precisa de uma impressão sensacional, não é mesmo? Confira tudo o que você precisa saber sobre como escolher uma gráfica de diplomas e certificados. 

Como faço para imprimir diplomas e certificados?

Antes de decidir pela impressão, você precisa garantir que alguns detalhes essenciais estejam bem elaborados, ainda no documento:

  • A arte precisa prezar pela clareza e objetividade, trazendo apenas as informações essenciais sobre a conquista; 
  • O nome de quem receberá o certificado ou diploma deve sempre estar em destaque;
  • Informações sobre a formação, premiação ou participação realizada, além do nome da instituição em que tudo ocorreu, também são essenciais;
  • O design do documento precisa ser bem elaborado, com alinhamento e proporções adequadas, além de contar com sutilezas que tragam beleza e valor à peça. 

Também é possível incrementar os diplomas e certificados com outras informações que façam sentido para o tipo de conquista que eles enaltecem. Por exemplo, você pode declarar a aptidão de um formando para realizar alguma função específica, a partir da qualificação conquistada durante sua formação.

Qual papel escolher para imprimir diplomas e certificados?

Essa é uma escolha muito específica de cada projeto. Existem alguns tipos de papel que são mais utilizados para esse fim, como o Vergê ou Pólen, em especial com gramatura alta, texturizados ou não. 

O mais importante na hora de escolher o material a ser utilizado é considerar os seguintes pontos: 

  • O papel precisa ter uma gramatura alta, para ser mais rígido e contar com mais durabilidade. Você deve consultar a gráfica de diplomas e certificados sobre a disponibilidade de gramaturas de cada tipo de papel;
  • Além da estrutura, considere também a coloração. Ela precisa estar de acordo com as cores utilizadas em seu design, para evitar qualquer problema de legibilidade; 
  • Considere que papéis texturizados precisam de uma impressão de altíssima qualidade, além de um processo de secagem diferenciado. Existem impressoras adequadas para este tipo de papel, que evitam que a tinta escorra ou borre.

Quanto custa imprimir diplomas e certificados?

Assim como todas as outras peças impressas, o custo depende principalmente dos materiais utilizados e das personalizações escolhidas. 

Os diplomas e certificados são peças finas e de grande valor e é importante investir na qualidade do material, mas sempre existem possibilidades para otimização de custos, basta consultar a gráfica sobre as melhores alternativas. 

Você precisa considerar que o preço envolve principalmente o processo de impressão utilizado, o volume de impressões, as características do papel escolhido e também o tamanho do documento. Detalhes como verniz, corte especial ou hot stamping permitem acabamentos diferenciados, mas também pesam sobre o valor final. 

O mais importante é que você escolha uma gráfica de diplomas e certificados que possa garantir qualidade, independentemente do formato escolhido, além de lhe oferecer todo o suporte necessário para elaborar a peça ideal, independente da complexidade. Isso fará toda a diferença no resultado final.

Se você é de São Paulo, que tal conhecer o serviço de impressão de diplomas e certificados da Gráfica Luzane? Nós podemos ajudar a tornar este momento de conquista ainda mais especial! Para conhecer todos os detalhes e solicitar um orçamento, acesse aqui.