Se você está se questionando como fazer ingressos para eventos que sejam muito mais do que apenas uma confirmação de participação, você está no local certo. A verdade é que o ingresso deve ser a representação do que este evento será e se torna uma ótima oportunidade para impactar o seu convidado logo no primeiro contato.

Os ingressos possuem o poder de deixar o seu público entusiasmado até a data do evento. E se você estiver curioso sobre como fazer ingressos para eventos, continue lendo esse artigo e confira algumas dicas que reunimos para ajudar você nessa tarefa!

O que devo incluir em um ingresso?

Para começar o processo de criar o ingresso para o seu evento, lembre-se que é necessário que ele possua um logotipo da marca ou uma imagem que a represente. Além disso, é necessário um padrão cromático (padrão de cor) e uma tipografia que vai compor o seu design.

É interessante que o seu ingresso tenha um texto instigante e chamativo para que as pessoas queiram participar do evento. Ah, é importante lembrar de algumas informações essenciais que precisam estar no ingresso. São elas:

  • Data e horário do evento;
  • Um número de série;
  • Um destacável ou um código de barras para o controle de acesso.

Tendo essas informações decididas, você precisará escolher o tom do seu evento. É um show? Um congresso? Um concurso ou evento esportivo? De fato, existem diversos tipos de eventos e definir qual tipo será o seu vai ajudá-lo com os próximos passos!

Leia também:

Como personalizar o ingresso do meu evento?

Como mencionamos anteriormente, criar o ingresso do seu evento pode ser muito mais do que apenas uma confirmação de participação. Você pode vender uma experiência para o seu cliente através dele. Confira algumas dicas que irão te ajudar a como fazer ingressos para eventos que vão tirar o fôlego do seu convidado:

Design criativo!

Vamos combinar que ter um ingresso com um design criativo em vez de de algo comum – e até mesmo clichê – é muito mais legal, não é mesmo? E um design criativo vai muito além de fontes e cores que combinam. Você pode e deve criar algo que vai impressionar você e seus convidados.

Criar um design incrível é testar. Testar cores, fontes, imagens, elementos e suas posições, até você de fato encontrar algo que seja agradável aos seus olhos e aos olhos do seu convidado. E claro, que seja algo que combine e represente o seu evento. Você deve experimentar todas as ferramentas e papéis que possam tornar o ingresso do seu evento único.

O ingresso deve carregar o visual da sua marca!

Essa dica pode parecer óbvia de início mas ela é extremamente importante: inclua o visual da sua marca no ingresso. Se o evento for algo do seu emprego ou para a sua empresa, é extremamente necessário que o papel seja um lembrete da sua marca. Você com certeza quer que todos saibam quem está por trás da organização do evento, não é mesmo?

Você deve colocar o logotipo da sua empresa em algum lugar do seu ingresso – geralmente, as empresas o incluem no canto inferior esquerdo por ser o último lugar que os nossos olhos enxergam. Dessa forma, a sua marca será a última lembrança de quem está com o ingresso em mãos. Você pode seguir o design com as cores que representam você e a sua empresa, além de realizar uma combinação com as fontes que se encontram na escrita do seu logotipo.

Textos, imagens e fotos. O que colocar?

Se você estiver criando o design do seu ingresso em alguma das ferramentas online que estão disponíveis, em algum momento você vai se questionar o que colocar. Textos? Imagens? Ou fotos?

Depois de definir o template que mais se encaixe ao tom do seu evento, será mais fácil personalizá-lo. Você pode adicionar uma imagem – que esteja em boa qualidade – e colocá-la no layout. Caso não tenha uma imagem em boa qualidade, você também tem a opção de utilizar bancos de imagens que estão disponíveis na internet.

Apenas lembre-se: quanto mais real e próximas forem as suas imagens, mais autêntico ficará o seu ingresso!

Opiniões: faço sozinho ou peço ajuda?

Como personalizar o ingresso do meu evento

Se você estiver realizando o design do seu ingresso sozinho, a insegurança pode atingi-lo. E não há nada de errado em pedir uma ajudinha para a sua equipe! Quanto mais opiniões você tiver sobre o design do ingresso, mais você poderá arredondar a ideia e conseguir fazer algo que de fato o represente e surpreenda o seu convidado.

Qual o melhor papel para impressão de ingressos?

Pode não parecer, mas o papel é o principal componente para que o seu ingresso seja algo impressionante e surpreendente para os convidados. O impacto visual está ligado com o material que você escolhe para a ‘impressão de ingressos personalizáveis. E existem no mercado inúmeros tipos de materiais para imprimi-lo. Para ajudá-lo a escolher, trouxemos algumas opções. Confira!

Qual o melhor papel para impressão de ingressos

Papel Off-set

O papel off-set é de baixo custo, possui uma cobertura fosca e uniforme. A gramatura varia de 64 a 240 gramas e esse tipo de papel é ideal para a impressão de papel timbrado, folhetos e receituários.

Couché

O papel couché possui uma textura lisa, é um tipo de material bem resistente e de ótima qualidade para as impressões. Além disso, o couché pode ser encontrado na opção fosca e com uma pequena lâmina de brilho, com gramaturas de 90 à 300 gramas. Muito utilizado para a impressão de cartões de visita, folder, flyers, cartazes e ingressos.

Supremo

O papel supremo possui uma superfície bem lisa, ele é bem resistente e é muito procurado para as impressões de alta qualidade. A gramatura varia de 250 a 350 gramas. Esse é o tipo de papel mais utilizado para a impressão de calendários, cartões de visitas, imãs, marcadores de páginas e ingressos.

E se você quiser um design criativo para o seu ingresso, que tal deixar isso com a Gráfica Luzane – Gráfica na Mooca? Nós temos o Studio Luzane, uma equipe a sua disposição para dar vida aos seus projetos gráficos!

Deixe o seu projeto nas nossas mãos e surpreenda-se com o que você vai receber.

Gostou desse conteúdo? Confira também: