Como elaborar um folder informativo? Às vezes, uma peça como essa pode ajudar a conquistar um cliente e ser importante no processo de decisão e de compra. Afinal, um folder pode ter muito mais informação que um panfleto ou flyer, e pode apresentar conteúdos promocionais ou sobre a empresa e seus produtos e serviços.

Mas, antes de mais nada, você sabe o que é um folder informativo?

O que é um folder e para que serve?

como elaborar um folder informativo análise

 

Folder é uma forma que empresas usam para anunciar ou informar algo para seus clientes em formato impresso. A diferença é que folders comportam muito mais informação, e são usados na maior parte das vezes em momentos onde o cliente já conhece um pouco mais sobre o serviço ou produtos oferecidos.

Folder vem do inglês dobrar, e é esse o seu diferencial. As dobras que formam mais páginas e podem ser feitas tanto na horizontal quanto vertical, o que permite maior liberdade criativa na hora de desenvolver o seu folder.

O uso de folder também é ideal para quando precisa de uma impressão de mais qualidade, porque os folders geralmente são coloridos e utilizam um papel especial e, às vezes, até aplicações especiais para dar maior destaque, como brilho em imagens.

No mundo dos impressos o folder muitas vezes pode ser confundido com os flyers, panfletos, banners e outros. Mas nós vamos explicar direitinho cada um deles para você entender qual o melhor impresso para o que você precisa.

 

Quais são as diferenças entre folder, flyer, catálogo e banner?

A grande diferença entre o folder, flyer, catálogo e banner é o formato e se possui dobras, páginas e tamanho. Olha só a explicação de cada um deles:

  • Folder: a maior característica do folder são as dobras no papel, que dão mais espaço para ter mais conteúdo. Elas podem ser verticais ou horizontais e ter várias “dobras”, por exemplo: um folder pode ter 2 dobras, ou seja ele abre e fecha, enquanto um de 3 dobras, se assemelha a uma sanfona e possui vários usos.

 

  • Panfleto: impresso em grandes quantidades, o panfleto surgiu para divulgar ideias e posicionamentos. Hoje, virou uma ferramenta para divulgar produtos e serviços além de atrair o público para conhecê-los.

 

  • Flyer: são usados para atingir uma grande quantidade de pessoas, e geralmente são distribuídos em locais com grande circulação de público. Flyer vem do inglês, e significa voar, e geralmente possuem uma impressão em grande quantidade e com uma qualidade um pouco melhor do que o panfleto.

 

  • Catálogo: é como um livro, tipo aqueles de cosméticos e perfumes. Os catálogos são usados para demonstrar todos os produtos ou serviços da empresa. A qualidade da impressão depende muito do motivo da criação do catálogo, mas geralmente são coloridos e com papéis de alta qualidade.

 

  • Banner: são faixas e podem ser usadas na vertical ou horizontal e sem um tamanho pré-determinado. Banners ficam em locais fixos, geralmente para anunciar promoções no local ou uma mudança de endereço, por exemplo.

como fazer um folder informativo

O que se coloca em um folder?

Geralmente, um folder precisa ter uma frase chamativa na sua capa, para atrair a atenção e incentivar que o seu cliente continue lendo; informações sobre os produtos ou serviços que você vai oferecer; informações sobre a empresa, apenas para o cliente saber com quem ele vai fazer negócio; e, por fim, informações de contato, para o público saber como e onde ele pode encontrar você.

O conteúdo em si pode variar muito, apesar de todo folder ser informativo, porque você vai informar alguma coisa, o objetivo pode variar muito, olha só:

O que é um folder institucional?

Um folder institucional é aquele com um foco maior na sua empresa, que fala mais sobre quem você é e não sobre os produtos que você vende. Aqui, é para o público conhecer sua marca.

O que é um folder educativo?

Serve para educar a população sobre alguma coisa e é muito utilizado por órgãos públicos, campanhas governamentais e ONGs. O objetivo é instruir e educar sobre determinado assunto.

O que é um folder promocional?

Serve para divulgar promoções e campanhas especiais, por exemplo. É muito comum ser utilizado em marcas de produtos de alto valor, como jóias, perfumes, cosméticos e roupas.

 Como elaborar um folder de propaganda?

A pergunta também poderia ser: como elaborar um folder informativo. Afinal, querendo ou não, a sua propaganda será para informar o seu público. Seja institucional, promocional, educativo etc., um folder serve para informar alguém sobre algo.

Por isso, foque bastante no conteúdo, nas imagens e na estrutura. A combinação dos três é o que vai garantir que o consumidor olhe, leia e compreenda o seu folder.

Como elaborar um folder informativo vai exigir que você:

  • Use imagens de boa qualidade, para que elas não saiam desfocadas ou pixeladas;
  • Cores que facilitem a leitura (já imaginou um letra branca num fundo amarelo?);
  • Conteúdo que informe, converse com seu público de um jeito que seja fácil de entender e consiga atraí-los;
  • Estrutura que facilite a leitura do texto;
  • Informações de contato são essenciais!

Agora que você já sabe o que é e como elaborar um folder informativo, só falta saber o onde. E nós vamos mostrar isso agora.

como elaborar um folder informativo online

Onde fazer um folder informativo?

Pesquise em gráficas para saber se elas fazem o tipo de folder e o orçamento. É interessante também pedir dicas de como melhorar o seu folder informativo, como dobras diferenciadas ou aplicações que deixam tudo mais visualmente atraente.

A maioria das gráficas oferece o serviço para fazer o design do seu folder, mas se você quiser existem sites onde é possível fazer isso. Alguns até são gratuitos, mas com um número limitado de opções, como o Canva.

Mas, para facilitar ainda mais a sua vida, a gente aqui da Gráfica Luzane criou o Studio Luzane.

Como elaborar um folder informativo no Studio Luzane é bem simples, você informa tudo o que quer no seu folder e nossa equipe de designers monta para você. Mas, mais do que fazer o que você pode, nós ajudamos a criar um layout incrível e também indicamos as melhores gramaturas, tipos de papéis e personalizações que podem ajudar a deixar o seu folder irresistível para o seu público.

E então, vamos fazer um folder juntos? Entre em contato conosco!