Você conhece quais são os tipos de etiquetas para impressão? As etiquetas, rótulos e selos são o que chamamos de materiais autoadesivos. Apesar de termos contato com eles todos os dias, poucas pessoas têm ideia de quanta tecnologia é envolvida para que eles ganhem vida e quais as variedades de etiquetas que existem.

Então, quais os tipos de etiquetas para impressão existem? Essa pequena parte, que acompanha pacotes e diversos produtos, auxilia na identificação de informações e até mesmo permite otimizar algumas rotinas internas. Assim, é fundamental conhecer os tipos de etiquetas para impressão. Quer saber mais sobre isso? Então, continue lendo esse artigo e confira mais informações.

Qual a importância das etiquetas?

Quando falamos de embalagens, as etiquetas são essenciais. Elas costumam conter informações sobre como usar a mercadoria da embalagem, o método correto de armazenar e informações sobre os dados de fabricação.

Para escolher a etiqueta ideal para o seu produto, é preciso ter cuidado e escolher com paciência. Lembre-se que ela impacta diretamente na vida do seu cliente e na sua experiência com ele.

Quais são os tipos de etiquetas para impressão que existem?

Como mencionamos, na hora de escolher a etiqueta para o seu produto, primeiro você precisa avaliar as necessidades da sua empresa, o perfil de uso da mercadoria e os seus meios de transporte. Conheça as características dos tipos de etiquetas disponíveis. Confira:

Etiquetas em papel

Se você quer um modelo econômico, talvez as etiquetas em papel sejam a opção ideal para você. Consideradas as mais tradicionais, elas podem ser impressas em uma impressora tradicional e aplicadas em vários tipos de embalagens.

São bastante utilizadas para rótulos com informações de produtos, na impressão de código de barras, para preços e promoções. As etiquetas em papel possuem diversas vantagens:

  • Tamanhos e formas: Mesmo que o seu produto tenha uma forma super diferente, isso não será problema. Esse tipo de etiqueta pode ser impressa em diversas formas e adaptam-se ao formato do seu produto!
  • Cores: Você também tem a vantagem de escolher a cor que quiser, garantindo que vai refletir a identidade da marca.
  •  Durabilidade: A sua durabilidade extrema e suportam tanto temperaturas altas quanto baixas.

Etiquetas plásticas

As etiquetas plásticas são perfeitas para quem precisa de um material resistente para o seu produto. As etiquetas plásticas são mais caras do que as etiquetas de papel. Esse tipo é capaz de suportar danos físicos sem comprometer a exibição de materiais.

Etiquetas térmicas

As etiquetas térmicas são impressas em um material sensível ao calor e ele escurece ao entrar em contato com uma peça em alta temperatura e desta forma, a imagem ou informações impressas nela são exibidas.

Elas são menos duráveis e são, tradicionalmente, utilizadas em varejo. Por conta da sua baixa durabilidade, esse tipo de etiqueta é preferencialmente desenvolvido para ser usado on demand., ou seja, na hora.

Etiqueta TAG

TAG

As etiquetas do tipo TAG você com certeza já viu. São aquelas que ficam penduradas nos produtos, com informações como preço, medidas, nome do produto, utilização e outras informações relevantes para quem irá comprar.

Esse tipo de etiqueta é muito comum e utilizado na indústria têxtil, mas você também pode encontrá-la na confecção e na indústria de mobiliário, em estantes ou outras peças de mobiliários.

Etiquetas de duplo uso

As etiquetas de duplo uso são etiquetas especiais e que possuem duas camadas de adesivo. O grande diferencial das etiquetas de duplo uso é que elas podem ser usadas duas vezes. Ela é aplicada em uma superfície e depois, a camada superior pode ser destacada e aplicada em qualquer outra superfície.

Leia também:

Quais os tipos de informações uma etiqueta deve ter?

Como mencionamos anteriormente, as etiquetas podem apresentar diversos tipos de informações sobre as mercadorias. Algumas dessas informações são obrigatórias e outras podem ser adicionadas com o decorrer da campanha e da necessidade. Dentre as informações, podemos apontar:

  • Dados sobre a marca;
  • Nome do produto;
  • Local de fabricação;
  • Informações sobre registro fiscal e sanitário;
  • Dados de armazenamento;
  • Diferenciais da mercadoria e dados exigidos pela regulação local.

Afinal, por que as etiquetas são tão importantes?

Como mencionamos anteriormente, as etiquetas trazem informações essenciais para o seu produto. E, por mais que pareça complicado, a escolha da etiqueta ideal para a sua mercadoria é muito importante!

Existem diversos fatores que se tornam decisivos e que influenciam na escolha da aplicação, ou não, da etiqueta no seu produto. Por muitas vezes é necessário fazer vários testes e experimentar os mais diversos tipos de etiquetas até encontrar aquela que melhor se encaixa para o seu produto, seu negócio e sua marca.

E para você não ter que se preocupar com todo esse processo, nós da Gráfica Luzane estamos aqui. Com mais de 39 anos de história e tradição, tratando cada projeto com cuidado para que eles ganhem vida.

E se você precisa de tipos de etiquetas para impressão, conte conosco.

Gostou desse conteúdo? Confira também: